sábado, 5 de fevereiro de 2011

Animais de poder


 Animais de Poder
Uma forma de fazermos o mundo do espírito parte de nossa realidade convencional é criar e aprofundar nossa conexão com os animais. Muitas culturas acreditam que animais podem nos trazer mensagens do plano espiritual e nos guiar durante nossa exploração nestas dimensões e o ato de simplesmente nos abrir para a energia de diferentes tipos de seres expande as dimensões da consciência. Conforme nos abrimos para um conhecimento aprofundado dos animais nos tornamos mais hábeis para apreciar como o mundo físico e espiritual são um.
Trabalhar com a energia animal, seja diretamente ou através da imaginação e simbolismo, também serve para nos colocar em contato com a nossa própria natureza animal, um aspecto de nós mesmo que é quase sempre reprimido. Quando descobrimos os animais que mais fortemente nos chamam, descobrimos importantes elementos dentro de nós mesmos, até então desconhecidos.
Todas as coisas no universo possuem espírito e vida. As pedras, a terra, o céu, as águas, as plantas e os animais são diferentes expressões de consciência, em reinos e realidades diferentes. E todas as coisas do Universo conhecem sua harmonia com os outros e sabem como dar-se um ao outro, exceto o homem. De todas as criaturas do Universo só nós não iniciamos nossas vidas com o conhecimento desta grande harmonia. Nosso espírito pode chegar a ser completo se aprender a buscar e perceber a harmonia com todos nossos irmãos no Universo.
A Wicca ensina que nós não viemos ao mundo sozinhos. Cada um de nós nascemos com um poder interior que podemos acessar em qualquer momento durante nossa vida. Muitos povos que praticam Religiões da Terra e estão mais próximos da energia e imagens da natureza vêm este poder na forma de uma animal. Totens, peles, ossos ou penas são sempre vistos sobre o corpo do povo nativo. Estas imagens são geralmente associados com o guia interior trabalhando com um indivíduo ou comunidade.

O conceito do animal de poder é universal em todas os povos. Culturas tribais sempre reconheceram um Totem para a tribo, um para o clã e um para a família onde alguém nascesse. Nos Estados Unidos e em países como Escócia, Irlanda e outros o Totem do Clã ou tribo ainda existem.
Até mesmo o Cristianismo, manteve alguns animais Totens como o Peixe, o Cordeiro, a Pomba. Totens especiais são vistos em times de esportes, com seus nomes refletindo o time como o Chicago Bulls.
Um outro tipo de animal Totem é aquele que é pessoal e individual. Estes Totens são espíritos protetores que nos ajudam no nosso dia a dia. Até mesmo hoje, muitos pais dão um animal protetor de poder especial para seus filhos ensinando que eles serão protegidos à noite se abraçarem este animal. Obviamente muitos deles não sabem que é isto que estão fazendo quando dão um urso de pelúcia para suas crianças.
Cada um de nós tem um animal particular e pessoal. Os Totens ou animais de poder são espíritos protetores que nos ajudam tanto em nossa vida cotidiana como em nossa busca espiritual rumo à harmonia. Estes animais de poder são um reflexo de nosso eu mais profundo e também representam as qualidades que necessitamos no universo, mas com freqüência estão ocultas.
Animais de poder são freqüentemente o reflexo de nosso eu profundo e também representam qualidades que precisamos neste mundo, mesmo que disfarçadas ou ocultas.
Muitas pessoas ficam insatisfeita quando descobrem que seus animais de poder não são ferozes. Tendemos a acreditar que um rato não é muito poderoso, pois é pequeno e medroso. O que muitos esquecem é que espíritos não são limitados à uma realidade física e que tamanho é irrelevante. Seu animal de poder pode ser um pequeno rato, mas em momentos de necessidade este rato pode e irá mudar de tamanho e vai se comportar para o que for apropriado à ocasião.

Quando invocamos o poder de um animal, estamos pedindo para sermos envoltos em harmonia completa com a força da essência dessa criatura. Adquirir compreensão destes irmãos é um processo de cura, e deve ser abordado com humildade e intuição. Certos aspectos das lições dadas por estas criaturas são para refletirmos sobre os ensinamentos que cada pessoa necessita aprender, nos guiado rumo ao caminho do poder pessoal.

POR QUE TRABALHAR COM ANIMAIS DE PODER:

Muitos são os motivos que poderão levar você a trabalhar com os animais de poder.
O animal de poder traz em si a essência da espécie que ele representa. Todas as pessoas, sabendo ou não, possuem ao menos um animal de poder que lhe foi destinado desde o dia do seu nascimento, que atravessou o ventre da sua mãe consigo. Baseados nisso, muitas sociedades indígenas acreditam que é impossível atravessar a infância sem a ajuda de seu animal de poder. Um animal de poder traz sua força e ajuda àquele que trabalha com sua energia. O animal de poder nos ajuda na familiarização dos diferentes mundos xamânicos, já que ele é não só um guia, mas também um protetor.
O animal de poder é a representação de nossa identidade xamânica pessoal. O primeiro animal de poder que uma pessoa encontra provavelmente esteve e estará com ele durante muito tempo, talvez por toda a vida. No entanto, muitas pessoas podem estabelecer um relacionamento com muitos animais de poder. Alguns estarão conosco por um longo período, outros podem nos deixar depois que uma lição específica for aprendida, enquanto outros somente aparecerão quando uma certa tarefa precisa ser completada.

oje em dia as pessoas têm a idéia equivocada de que o Xamanismo se refere somente à cultura espiritual expressada pelos nativos norte-americanos, o que é uma grande inverdade. Apesar do Xamanismo das nações indígenas americanas ser o mais divulgado e difundido, todas as culturas possuem suas manifestações xamanísticas, que é a expressão espiritual primeira da humanidade. O Xamanismo esteve presente entre nativos norte-americanos, mas também o esteve entre celtas, germânicos, africanos e em muitas outras culturas.
O Xamanismo é nada mais nada menos que a busca do conhecimento e poder pessoal e é anterior a todas as religiões e credos. Ele traz em si um conjunto de técnicas que possibilitam o ser humano transpor a ilusão do mundo material. O Xamanismo é a busca pelos poderes interiores e a reverência a todos os elementos existentes, que são vistos como vivos, que nos possibilitam o contato com o mundo espiritual, a fonte universal de toda vida.
Baseados nisso, podemos perceber que a própria Wicca é uma religiosidade com princípios Xamanísticos e por isso acessar os animais de poder torna-se uma experiência enriquecedora que ampliará e muito a visão de mundo de todos os Coveners.

COMEÇANDO A BUSCA:

Para começar, é importante que você saiba que os animais de poder não são necessariamente animais exóticos. Podem ser qualquer animal da família dos mamíferos, répteis, insetos ou aves. Podem ser também um animal mítico como o Unicórnio, um Dragão e o Pégaso.
É interessante fazer uma lista de suas características e procurar identificar um animal na natureza que possui personalidade semelhantes às suas.
Muitas vezes nosso animal de poder revela-se a nós de diferentes maneiras. A lista abaixo vai ajudá-los a refletir qual característica animal está mais próxima de você ou se algum animal de poder esteve por perto tentando se comunicar com você durante todo este tempo:

-ATRAÇÃO ESPONTÂNEA
Animais que sempre os atraíram de alguma forma. Lembrem-se que o termo animal inclui pássaros, répteis, anfíbios, peixes, insetos.

-APARÊNCIA
Com qual animal cada um de vocês se sentem parecidos, visualmente e emocionalmente.

-QUAL ANIMAL SERIAM?
Se pudessem ser um animal, qual você seria?

-EM SONHOS
Você e os outros membros do Coven sonham com um animal que tenha um significado especial dentro do sonho?

-POR MENSAGENS INDIRETAS
Vocês já escutaram ou viram o nome de algum animal várias vezes durante a vida cotidiana, em noticiários, televisão, em comentários de amigos, etc.

- POR MENSAGENS DIRETAS
Ao ver fisicamente um animal mais de duas vezes depois de momentos importantes

- EM MEDITAÇÃO
Os animais de poder se revelam ou se identificam como tais em processos meditativos

-POR INSTINTO E INTUIÇÃO
Aqueles aos quais nos sentimos especialmente atraídos durante nossa vida

Se nenhuma das questões acima produziram alguma inspiração, ou parecem confusas, você deve se abrir e afirmar conscientemente que seu animal deve se a você em breve.
Você pode tentar uma ou mais das alternativas abaixo para estabelecer este contato.

- Antes de dormir pedir que o animal de poder apareça
- Fazer o mesmo pedido durante as meditações
- Ficar atento para quais imagens de animais aparecem durante o dia a dia
- Quais pássaros visitam mais a casa onde residem?
- Leia livros sobre animais, preferivelmente com figuras, e sinta quais animais chamam mais a atenção.

É importantíssimo que após descobrir o animal, ele seja reverenciado e lembrado de alguma forma freqüentemente. Comprar uma estatueta do animal de poder, usar camisetas, colocar uma figura do animal na tela de fundo do computador são algumas das alternativas para mantê-lo sempre perto de você. Acredita-se que se ele não se sentir importante e vivo novamente através da sua consciência ele retornará a sua fonte primordial de energia e trazê-lo de volta será como tentar reconquistar um amigo a quem desprezamos algum dia.
Abaixo encontram-se alguns exercícios que vocês poderão realizar para desenvolver o contato com os animais de poder. Estes exercícios podem ser realizados freqüentemente para assegurar a presença do animal de poder por perto:

EXERCÍCIO 1: Dançando o Animal de Poder

Coloque uma música com som de tambor, ou toque um, e feche os olhos. Preste atenção a energia que se eleva. Veja com o seu olho da mente se algum animal se aproxima de você. Quando perceber sua aproximação ou presença comece a imitar os movimentos do animal de poder, harmonizando movimentos e ritmo.
Conforme você aprender a equilibrar o seu corpo, com os movimentos do animal através da dança, vai equilibrar também os seus corpos sutis e os níveis: emocionais, mentais e espirituais
Agora que o seu animal se aproximou de você, dance-o permanentemente, pois assim ele irá permanecer ao seu lado

EXERCÍCIO 2: Reconhecendo a energia de cada animal

Vá até um local onde tenham muitos animais. Tenha em mente que animais de poder não são só os mamíferos. Eles podem ser répteis, insetos, pássaros e peixes. Faça uma lista e estude-os precisamente. Preste atenção ao que eles comem e aos hábitos. Preste atenção às lendas e contos sobre eles. Pense sobre a força deles e reconheça essas qualidades trabalhando em você.

EXERCÍCIO 3: Reconhecendo a energia dos animais em você

Pegue um pedaço de papel e faça uma lista de suas boas qualidades. Seja honesto. se quiser peça a amigos e parentes que escrevam as boas qualidades que vejam em você. Quando tiver uma lista destas boas qualidades, procure na natureza animais que tenham qualidades parecidas com as suas.

ANIMAIS DE PODER- OS SIGNIFICADOS MAIS COMUNS

Quem pode explicar melhor o que um animal significa em sua vida e qual energia veio lhe trazer é ele próprio. Faça meditações, visualizações e contemplações pedindo ao animal que revele o que ele deseja lhe ensinar. Você pode ter grande surpresas. Peça ao animal que lhe ensine como acessar sua energia, como vocês poderão estabelecer contato mais facilmente, se ele veio lhe trazer algum poder de cura ao algum dom artístico. As possibilidades trazidas por um animal de poder são ilimitadas, você deve apenas perguntar.
Abaixo encontram-se os significados mais comuns dos animais de poder. Procure o significado do seu abaixo, sabendo que estes são os simbolismos mais genéricos associado à cada animal.:

MORCEGO: Renascimento
URSO: Introspeção
CASTOR: Construtor
BUFALO: Invocação e abundância
BORBOLETA: Transformação
PATO: Círculo sagrado
MACACO: Rapidez e foco
CHMPANZE: Viver em harmonia
COIOTE: Trapaceiro
CORVO: sagrada lei
CERVO: Gentileza
GOLFINHO: Sopro de vida
POMBO: Paz
DRAGÃO: transformação
ÁGUIA: Espírito
ALCE: Necessário
RAPOUSA: Camuflagem
RÃ: Cura
GAZELA: Conhecimento
GIRAFA: Visão elevada
FALCÃO: Mensageiro
HIPOPÓTAMO: Profundeza emocional
CAVALO: Poder
BEIJA FLOR: Alegria
LEÃO: Coragem
LAGARTO: sonho
RATO: Pequenos detalhes

LONTRA: receptividade
CORUJA: Sabedoria
PAVÃO: Totalidade
COELHO: medo
FOCA: voz interior
SALAMANDRA: transformação
SALMÃO: Sabedoria
COBRA: Transmutação
ARANHA: tecer
ESQUILO: recolher, juntar
CISNE: dons
TIGRE: Ser agora
TARTARUGA: mãe terra
BALEIA: verdade pessoal
LOBO: Professor
ZEBRA: individualidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário